quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

MÉTODO CIENTÍFICO

PRIMEIRO CONTEÚDO DA QUINTA SÉRIE DO CSFX.




MÉTODO CIENTÍFICO
Atenção galerinha da quinta série: leiam com muita atenção as informaçòes sobre o método científico. Aproveitem muito.
Beijos

O Método Científico é uma forma de investigação da natureza. Para isso, não leva em consideração superstições ou sentimentos religiosos, mas a lógica e a observação sistemática dos fenômenos estudados. Muitas pessoas acreditam que os cientistas são dotados de um misterioso e poderoso método de raciocínio que lhes permitem resolver a grande maioria dos problemas. Realmente os cientistas têm uma maneira especial de encarar os problemas, envolvendo a curiosidade, imaginação, a capacidade de questionar e interpretar suas observações.
Nem tudo na vida acontece exatamente como planejado ou como o esperado. Na Ciência também não é diferente. Há muitos exemplos de achados e descobertas acidentais, inesperadas entre os cientistas. Essas descobertas acidentais não são tão comuns. Normalmente os cientistas trabalham muito e por muito tempo para chegar a um resultado de uma pesquisa. O que caracteriza um cientista é a sua capacidade de questionar as explicações feitas e aceitas a partir de experimentos, elaborando-os com a finalidade de investigar novos problemas. Em Ciência, novas idéias são construídas a partir de idéias anteriores. As respostas de ontem são usadas para formular as perguntas de hoje. A maneira pela qual um cientista se propõe a resolver um novo problema ou questionar a validade de um conhecimento anterior é chamada de MÉTODO CIENTÍFICO, que se fundamenta em 5 etapas básicas:


Etapas do Método Científico

1a Etapa: Identificação do Problema → para iniciar uma pesquisa, um cientista precisa de um problema, que incentive uma solução.

2a Etapa: Coleta de dados → Para resolver um problema é necessário coletar dados que fornecerão informações para chegar a uma resposta.

3a Etapa: Formulação das hipóteses → As informações obtidas na coleta de dados serão usadas para formular hipóteses, que é, um palpite ou uma possível solução para o Problema.

4a Etapa: Experimento → é a etapa em que se faz as experiências, ou seja, comprova se a hipótese é ou não verdadeira.

5a Etapa: Conclusão → é a última etapa do método científico onde o cientista chega a uma resposta para o problema.

RESOLVA COM ATENÇÃO OS EXERCÍCIOS ABAIXO.

QUESTÃO 1

Leia com atenção o texto e resolva as questões propostas.

Todos os dias, após levantar-se da cama, Carlos vai até o quintal. Seu cachorro, Bob, repete sempre o mesmo comportamento: pula no peito de Carlos, corre até a casinha e aproxima-se do prato de comida vazio e da vasilha de água quase seca, demonstrando que tem fome e sede. Certo dia, Carlos teve uma surpresa: Bob não pulou em seu colo e a comida quase não havia sido tocada.

a) Qual o PROBLEMA de Carlos?




b) Apresente duas HIPÓTESES que possam explicar o problema apontado.




c) Descreva alguns EXPERIMENTOS que podem ser usados para testar cada uma de suas hipóteses.




QUESTÃO 2
Observe os quadrinhos abaixo.



Os quadrinhos acima mostram uma situação que a mãe do Cebolinha está vivendo.
a) De acordo com os quadrinhos, qual é o problema da mãe do Cebolinha?




b) Elabore duas hipóteses que possam ajudar a solucionar esse problema.






BOM TRABALHO!!!
ATÉ A PRÓXIMA.
BEIJOS

11 comentários:

Kiummy disse...

Oi professora,sou eu Bruna da T.50 e achei muito interessante suas postagens.Continue postando...vale a pena!!!

Unknown disse...

Oi fessora sou o Ivan da T 50 e gostei do negoço da prova

Unknown disse...

Oi fessora sou o alexandre da T.50 seu blog é muito interesante.

Secret´s life disse...

Oi! Sou a Ester da turma 51 karla continua postando ai!

Unknown disse...

Oi Karla, sou eu a Lara da turma 51!!!

Gostei muito do seu blog achei muito interessante e inclusive vou pegar a matéria da prova de semana que vem.. bjs, Lara. Ah, continue postando!! bjs.

Nayla disse...

Oi,professora, sou Nayla da turma 52. Só passei pra deixar esse recadinho, gostei muito do seu blog continue sendo essa professora legal.
beijoss!!!

Keile Cristina disse...

Essa é a minha mãe,sou o Afonso da t.54.Vim para estudar no seu blog.Te vejo na segunda.

Unknown disse...

Muito legal vocÊ pode continuar postando!!!
Amanda Schenato

gaarotinha ._. disse...

Karlaaaa,
continua postando, beijos

Maria Emília T:51

MARIELSON CDs disse...

Oi Professora, Sou Marielson, mas não sou dessas turmas. Estava pesquisando sobre Método Científico e entrei nesse blog, pesquisei em vários sites mas concerteza a melhor resposta eu encontrei nesse blog, Tá tudo bem interessante, gostei do modelo dessa prova.... Parabéns pelo BLOG...

E até +

amor disse...

Oi Karla, sou a Isabela Sousa da Turma 50, gostei muito do seu blog. É muito interessante vou continuar entrando nele direto.
bjs